segunda-feira, 29 de agosto de 2011

"A Líbia de Kadafi: o que a mídia jamais mostrará"

"Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. (...) Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. " (Jesus de Nazaré, em Evangelho segundo Mateus, Capítulo 7, versículos 15-20)

Que frutos a Jamahiriya de Kadafi dá ao povo Líbio? Que frutos vem do "esforço libertador" da OTAN? "O blog "A Marcha Verde" publicou um texto interessante para compreender os motivos por trás do nome oficial da Líbia, "Popular e Socialista"(cujo a prática eu não considero muito diferente de uma República Popular Democrática de tradição marxista), e que também fala de forma breve e clara sobre os interesses por trás da agressão da OTAN a Jamahiriya da Líbia. O blog procurará reunir mais informações a respeito do autoproclamado "socialismo líbio", mas por enquanto segue abaixo um texto que reflete a importância de se conhecer este peculiar sistema que vem sofrendo uma dura agressão da Organização do Tratado do Atlântico Norte:

"A Líbia de Kadafi: o que a mídia jamais mostrará


I - A ONU CONSTATOU EM 2007 QUE A LÍBIA TINHA:
1 - Maior Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) da África (até hoje é maior que o do Brasil);

2 - Ensino gratuito até a Universidade;

3 - 10% dos alunos universitários estudavam na Europa e EUA, tudo pago;

4 - Ao casar, o casal recebia até US$ 50.000 para montar casa;

5 - Sistema médico gratuito, rivalizando com os europeus. Equipamentos de última geração, etc;

6 - Empréstimos pelo banco estatal sem juros;

7 - Inaugurado em 2007, o maior sistema de irrigação do mundo, vem tornando o deserto (95% da Líbia) em fazendas produtoras de alimentos;



II - PORQUE "DETONAR" A LÍBIA ENTÃO?

Três principais motivos:

1 - Tomar o seu petróleo de boa qualidade e com volume superior a 45 MIL MILHÕES de barris em reservas;

2 - Fazer com que todo o mar Mediterrâneo fique sob o controlo da NATO. Só falta agora a Síria;

3 - E provavelmente o principal:

- O Banco Central Líbio não está ligado ao sistema financeiro mundial.

- As suas reservas são toneladas de ouro, que garantem o valor da moeda, o dinar, que desta forma está resguardado das flutuações do dólar.

- O sistema financeiro internacional ficou possesso com Kaddafi, após ele propor, e quase conseguir, que os países africanos formassem uma moeda única desligada do dólar.


III - O QUE É O ATAQUE HUMANITÁRIO PARA LIVRAR O POVO LÍBIO:

1 - A NATO comandada, como se sabe, pelos EUA, já bombardeou as principais cidades Líbias com milhares de bombas e mísseis em que um único projéctil é capaz de destruir um quarteirão inteiro. Os prédios e infra estruturas de água, esgotos, gás e luz estão seriamente danificados;

2 - As bombas usadas contêm DU (Urânio empobrecido) (causa cancro e deformações genéticas);

3 - Metade das crianças líbias estão traumatizadas psicologicamente por causa das explosões que parecem um terramoto e racham as estruturas das casas;

4 - Com o bloqueio marítimo e aéreo da NATO, as crianças sofrem principalmente com a falta de medicamentos e alimentos;

5 - A água já não mais é potável em boa parte do país. De novo as crianças são as mais atingidas;

6 - Cerca de 150.000 pessoas por dia, estão a deixar o país através das fronteiras com a Tunísia e o Egipto. Vão para o deserto ao relento, sem água nem comida;

7 - Se o bombardeio terminasse hoje, cerca de 4 milhões de pessoas de uma população de 6,5 milhões de pessoas, estariam a precisar de ajuda humanitária para sobreviver: água e comida.

.
Em suma: O bombardeio "humanitário", acabou com a nação Líbia.
Nunca mais haverá a "nação" Líbia tal como nos dias de hoje.

--
Há ocasiões em que o silêncio é ouro, mas há outras em que é pura covardia. (John Blanchard)"

3 comentários:

  1. A ganância Americana e das Marias que os seguem, destroem nações altamente independentes das garras malígnas dos mercenários capitalistas que querem dominar o mundo.

    Ciro o Mediador.

    ResponderExcluir
  2. Quando você é um ditador...
    Já está velho, pobremático, tem poder e dinheiro, você simplesmente vai tomar as decisões mais gagás do mundo e elas vão desencadear uma revolta popular bizonha e essa revolta popular vai ter apoio dos EUA que vão dizer "Estamos apenas ajudando a democracia." E quando você perceber, seu país vai estar cada vez mais parecido com o United States. Mas nada disso teria acontecido se o ditador gagá não tivesse feito burrada e tirado um direito do povo.

    ResponderExcluir
  3. Caro balade, creio que o seu raciocinio não se aplique não se apliquem a Líbia, além de ser idealista por si só - qual é a estrutura de poder do tal Estado, "decisões gagás" geram revoltas populares, esse tipo de pergunta que fica sem resposta. E claro, dizer que a culpa é da vítima não é muito mais que tirar a responsabiliade daquele que comete o ato(EUA e seus bombardeios), legitima o ataque pois "o ditador" teria "tirado um direito do povo"(que direito?).

    Se "nada disso tivesse acontecido na Líbia", me referindo a Revolução Al Fatah de 1969, realmente não haveria bombardeio nenhum pois o petróleo continuaria nas mãos dos estrangeiros.

    ResponderExcluir