segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Um liberal e um estalinista discutem os expurgos

Dois homens discutiam em um salão acadêmico. Um deles, feroz liberal, provocava o outro, convicto estalinista. Agressivo bradava o liberal, impassível permanecia o estalinista.

LIBERAL: O comunismo é ditatorial! Veja a URSS, ninguém matou mais comunistas que Stálin.

ESTALINISTA: E como Stálin conseguiu tal façanha?

LIBERAL: Através dos expurgos! Através dos expurgos Stálin se livrou de seus desafetos.

ESTALINISTA: Não compreendo, camarada. Se os expurgos foram mero capricho de Stálin, então não comprovam o caráter ditatorial da URSS ou do comunismo, pois não se tratam de ações provindas do Estado e sim de manobras de Stálin que ocorreram num contexto de resolução de conflitos internos numa jovem entidade política ameaçada e você, como bom conhecedor de Maquiavel, sabe que essas coisas são bem possíveis. Seria mais adequado, então, dizer que Stálin procedera como algo próximo a um mafioso, porém não como um ditador agindo através de uma máquina ditatorial.

LIBERAL - Está vendo, Stálin era um mafioso!

ESTALINISTA - Isto desmente completamente sua afirmação inicial. Se Stálin de fato o era, então os expurgos foram manobras a margem da lei e não obra estatal, logo não se trata de uma questão de "ditadura". Sabemos muito bem que os expurgos atingiram com força justamente a espinha dorsal desse Estado. Ditatorial? Claro, sob muitos aspectos, como qualquer Estado e como assumiriam os bolcheviques, porém não nesse sentido moralístico e maniqueísta que você e sua claque pretendem conferir a palavra "ditatorial", ainda mais apelando para os expurgos. Se eu atacar o liberalismo falando da corrupção no Estado liberal, você protestará veementemente. De qualquer forma, vejo que você está confuso e é incapaz de manter a coerência, somente quer atacar o comunismo a qualquer custo e sendo assim não podemos manter uma discussão civilizada, cavalheiro. Como posso argumentar nessas condições? Nessas condições nos acomodamos no conforto de barricadas e debatemos com fuzis. Saudações.

(Informação sobre os expurgos: os expurgos foram instituídos durante o período Lênin, depois da tomada do poder, nos intuito de limpar o Partido de "maus elementos" - indisciplinados, carreiristas, etc. Era um procedimento normal do Partido, porém durante o "Grande Expurgo" do período Stálin ele assumiu proporções relativas a investigação criminal, o que é relativamente compreensível levando-se em conta o momento em que se encontrava  União Soviética - consolidação do Estado, véspera da guerra, tensão interna, industrialização rápida, coletivização do campo, provocações externas, sabotadores, etc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário